segunda-feira, 30 de maio de 2011

Webquest sobre "variações linguísticas"

Esta webquest é destinada aos alunos do 1º ano do ensino médio, turma 112, da Escola Estadual de Ensino Médio Vila Maria.

Introdução: Todos nós sabemos que a língua portuguesa é complexa, mas apresenta variações que nos ajudam a nos comunicar de forma adequada e eficiente nas diferentes situações de interlocução oral e escrita.
O estudo das variações linguísticas também serve para nos ajudar a deixar de lado possíveis preconceitos e, assim, respeitar "maneiras de falar" diferentes da nossa.

Tarefas: Formule conceitos básicos sobre os quatro tipos de variação linguística, acompanhados de exemplos.Após, criem dois diálogos (curtos): um típico do Rio Grande do Sul e outro da região Nordeste, onde o assunto do diálogo seja o mesmo, mas evidenciando as variações linguísticas de cada região.

Processo: Em duplas, deverão fazer a leitura do material disponibilizado em sala de aula e  com o auxílio da internet e dos links relacionados abaixo, realizar a tarefa.
http://www.mundovestibular.com.br/articles/413/1/VARIANTES-LINGUISTICAS/Paacutegina1.html
http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/variacoes-linguisticas.htm

Avaliação: Os trabalhos terão notas de 1 a 10. Será analisada a apresentação, os erros  ortográficos, a clareza dos conceitos e a originalidade dos exemplo
A nota será individualizada, considerando o empenho e preparo de cada aluno.



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aula do portal do professor

Achei interessante o conteúdo desta aula, já que ele contempla alunos do ensino fundamental e, principalmente, do ensino médio sobre dúvidas frequentes na produção de uma dissertação.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18887

Avaliação da aula com a ferramenta writer

     Os alunos conseguiram realizar com sucesso a atividade. Na verdade, sabiam mais do que eu utilizar a ferramenta writer. Assim, dividimos conhecimento.
     Eu repassei a parte teórica sobre o tema "estrutura de palavras" e os alunos conseguiram realizar a separação dos morfemas, salvo algumas excessões, com sucesso.A parte mais fácil para eles foi elaborar a tabela, que para mim seria mais difícil, por ter dificuldade de me entender com computadores.